A "Reconversão e Exploração do Antigo Matadouro Industrial do Porto" visa transformar aquele edifício, desativado há cerca de 20 anos, num equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, baseado nos eixos da coesão social, da economia e da cultura.
O programa de intervenção prevê a reconversão integral do complexo, mantendo a sua memória histórica e natureza arquitetónica, em espaços empresariais diversificados e polivalentes; espaços comerciais e de lazer de apoio local; espaços destinados à ação social e à ligação com a comunidade local; e espaços de cariz cultural e artístico, destinados à exposição, à produção e ao depósito.
Está também previsto o estabelecimento de um percurso interno de caráter público que permita a circulação entre o acesso existente na Rua de São Roque da Lameira e a estação de Metro do Dragão e respetivo parque de estacionamento, atravessando o interior do edifício principal, subindo por um edifício novo a construir em altura no topo norte do complexo, e atravessando a VCI por intermédio de uma nova passagem superior. Este percurso deve permitir a circulação de peões e bicicletas. O parque de estacionamento adjacente à estação de Metro servirá, também, o novo Matadouro.
Dos 20 mil metros quadrados disponíveis para construção, 7.885 metros quadrados ficarão sob gestão municipal, sendo o restante explorado pela entidade vencedora do concurso.
28/09/2022
Primeira fase das obras no Matadouro de Campanhã concluída
A primeira fase das obras no Matadouro de Campanhã está concluída. Os trabalhos, realizados pela empresa Mota Engil, passaram por limpezas da zona, demolições, terraplanagens e sondagens às estruturas existentes, para além de experiências de materiais a usar na reconstrução do edifício. O arquiteto japonês Kengo Kuma visitou o icónico projeto, realizado em parceria com os premiados arquitetos portugueses da OODA, um gabinete que se inspira na famosa escola de arquitetura do Porto. Ambos desenvolveram o conceito que será implementado no Matadouro.
26/05/2021
Máquinas de obra já mexem no antigo Matadouro
As máquinas escavadoras da Mota Engil já entraram no antigo Matadouro Industrial de Campanhã. Nesta fase preparatória da obra, os trabalhos concentram-se na demolição dos elementos em avançado estado de degradação.
Fazem-se sondagens, avaliam-se pormenores do projeto relativos aos edifícios e à passagem superior de peões sobre a VCI, derruba-se o que já mal se aguenta em pé, retira-se entulho acumulado ao longo de infindáveis estações. É este o atual ponto de situação da obra de reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, cujo projeto será ultimado nos próximos meses.
20/10/2020
Assinado o auto de consignação
A cerimónia de assinatura auto de consignação do antigo Matadouro Industrial de Campanhã decorreu esta manhã, no próprio equipamento municipal, hoje inóspito, amanhã projeto âncora para o desenvolvimento da zona oriental da cidade, casa de atividade económica e empresarial, valências culturais e polo de dinamização social. Rui Moreira e Carlos Mota Santos, em representação do Município do Porto e da Mota Engil, respetivamente, assinaram o contrato, na presença do primeiro-ministro, António Costa. O projeto do Matadouro tem o arranque da obra previsto para setembro de 2021 e prazo de conclusão de dois anos. Recebe um investimento privado de 40 milhões de euros.
21/09/2020
Obra do Matadouro foi hoje entregue à Mota Engil
O presidente da Câmara do Porto revelou que entrou hoje em vigência o contrato para a reconversão do Antigo Matadouro Industrial com a Mota Engil, empresa portuguesa que vai investir no equipamento municipal, localizado em Campanhã, 40 milhões de euros. Com a obra, vai nascer na zona oriental da cidade uma considerável área para a instalação de empresas, galerias de arte, museus, auditórios e espaços para acolher projetos de coesão social, que prometem ser o impulso que faltava à freguesia de Campanhã, mas a toda uma Região.
24/04/2020
Matadouro já tem luz verde para avançar
A Câmara do Porto ganhou o recurso que interpôs acerca do chumbo do visto prévio dado pelo Tribunal de Contas à obra do Matadouro, que será executada pela Mota-Engil e cujo projeto é do famoso arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com os portugueses da Ooda. Este foi o último passo para nascer em Campanhã uma área para a instalação de empresas, galerias de arte, museus, auditórios e espaços para acolher projetos de coesão social, que prometem ser o impulso que faltava à zona oriental da cidade.
05/02/2019
Matadouro é projeto crucial
Todas as forças políticas estão convictas de que a revitalização do antigo Matadouro Industrial é crucial para o desenvolvimento da zona oriental da cidade. Em reunião de Executivo, o chumbo do Tribunal de Contas deu origem à votação de uma moção de apoio às posições públicas que têm vindo a ser assumidas pelo presidente da Câmara do Porto. O resultado foi conhecido no dia 4 de fevereiro e Rui Moreira reiterou que "não tem plano B", recordando que o modelo foi amplamente estudado pelo Município e que "com o lançamento de um concurso público, estamos a falar no mínimo de quatro anos [para a obra avançar]". Mais referiu que os serviços jurídicos já estão a analisar o acórdão com todo o detalhe para que seja apresentado recurso.
22/01/2019
Projeto do Matadouro apresentado ao Presidente da República
O Presidente da República esteve no Antigo Matadouro Industrial, a convite de Rui Moreira, para se inteirar do que ali vai ser feito e sensibilizar "os que ainda não estão convertidos" a reconhecer a excecionalidade da obra que, no seu entender, deve avançar o quanto antes. "Não apenas por ser um projeto transversal, concitando a unanimidade das forças políticas, mas sobretudo por se tratar de um projeto que é multidimensional, porque tem cultura, economia e coesão social." Como enfatizou Marcelo Rebelo de Sousa, a força de um município "está na sua coesão social", na qual se inclui a própria coesão territorial.
29/05/2018
Matadouro está adjudicado
A empresa municipal GO Porto já comunicou aos concorrentes à reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã que a empresa portuense Mota Engil foi a vencedora do concurso, segundo o relatório final do júri. Reconversão do Matadouro está adjudicada e promete mudar a cidade com 40 milhões de investimento. Arquiteto japonês que projetou o estádio que abrirá os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 é o autor de arrojado projeto que partilha com portugueses da OODA.
23/02/2018
Antigo Matadouro reúne três propostas finais
Foi dado mais um passo para a concretização de um projeto-âncora para zona oriental da cidade do Porto. A empresa municipal GO Porto, responsável pelo lançamento do Concurso Limitado por Prévia Qualificação, recebeu três propostas para a empreitada da reconversão do antigo Matadouro Industrial. Decorrerá, de seguida, a respetiva análise e avaliação do júri, a fim de eleger a proposta vencedora.
29/11/2017
Quatro candidatos admitidos no concurso
Está concluída a primeira fase do concurso internacional para reconversão e exploração do antigo Matadouro Industrial do Porto, com a receção de candidaturas. Conforme Relatório Final de Qualificação de Candidatos lançado na plataforma ACINGOV, foram admitidos quatro candidatos, convidados a apresentar propostas. Segue-se a Fase de Propostas.
02/08/2017
Lançado concurso para o matadouro
O concurso público internacional para a Reconversão e Exploração do Antigo Matadouro Industrial do Porto foi lançado, com publicação do anúncio no Diário da República. A Câmara do Porto, através da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto (GO Porto), optou por um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, cuja primeira fase do procedimento consiste na qualificação prévia dos candidatos. O objetivo é selecionar os candidatos que cumpram os requisitos técnicos e financeiros mínimos estabelecidos no concurso.
17/04/2016
Portuenses conhecem projeto para antigo Matadouro de Campanhã
Apresentação pública aos portuenses do projeto que irá transformar o antigo Matadouro Industrial num pólo de desenvolvimento social, cultural e económico na zona oriental da cidade. A apresentação decorreu no próprio Matadouro.
14/04/2016
Projeto para antigo Matadouro de Campanhã apresentado em Milão
Projeto revolucionário para antigo Matadouro de Campanhã apresentado ao mundo na 21.ª Trienal de Artes, Design e Arquitetura, em Milão.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência e compilar dados anónimos sobre a atividade dos utilizadores.