16/01/2022

A empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto dá início amanhã, dia 18 de janeiro, à empreitada de reabilitação da Quinta da Mitra.


A intervenção visa a requalificação e modernização do espaço exterior e interior da Quinta do Mitra, tornando-a numa grande área pública, de fácil acessibilidade e de expansão na continuidade do parque urbano que enquadra o Terminal Intermodal de Campanhã.


O edifício da Quinta do Mitra será totalmente transformado e requalificado, correspondendo a um investimento municipal a rondar os 1,2 milhões de euros. Os trabalhos incluem a revisão e reforço periférico da sua estrutura, a substituição integral dos pisos e vigamentos de telhado, tratamento e recuperação dos paramentos de pedra, novas caixilharias e acabamento do telhado, bem como o tratamento acústico, térmico e de ventilação de todo o edifício.


A Quinta do Mitra passará também a ter um pequeno auditório polivalente, com cobertura em caixilharia envidraçada, uma grande claraboia que enfatiza a teatralidade do espaço e a sua memória.


Além destes, será restaurada a única sala encontrada no seu estado original, conservando a sua integridade geométrica e linguagem oitocentista, mantendo a maceira original e repondo as guarnições, rodapés, portadas e janela com o desenho original, marcando assim a memória do palacete, representada neste espaço preservado e reconstruído.


A duração prevista da empreitada é de 15 meses, com a GO Porto a estimar a conclusão da obra em abril de 2023. Consulte mais informações aqui.

Ver também
Notícias