26/05/2021

A iniciativa “Inovação Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra” cumpre as exigências de se realizar em formato online, mas as visitas e as conversas em torno do lado tecnológico e inovador das mais importantes obras e infraestruturas do Porto não deixam de acontecer. Esta sexta-feira, o arquiteto responsável pelo novo Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) junta-se a um painel de convidados para falar sobre uma das mais estratégicas intervenções da cidade.


Além de Nuno Brandão Costa, da Brandão Costa Arquitetos, à conversa estará o grupo de autores dos projetos de arquitetura e engenharia do TIC: Elza Mendes, da empresa de engenharia civil Cacao, Renato Bastos, da consultora Adão da Fonseca (AdF), e a arquiteta paisagista Rita Guedes.


A sessão propõe-se abordar as especificidades de um projeto com “forte impacto na zona oriental do Porto, não só em termos de mobilidade e transportes, mas também por ter um foco muito claro na sustentabilidade ambiental. De facto, o TIC vai permitir nascer, na área em que se situa, uma área ajardinada com o total de 4,6 hectares, e a sua atividade tem a perspetiva de diminuir cerca de 5.300 toneladas de dióxido de carbono (CO2) emitidas pelos tubos de escape.


Além das apresentações dos vários convidados, a sessão inclui a divulgação de um vídeo documental sobre a obra. No final, será disponibilizada uma completa Sebenta d’Obra.


Depois do TIC, a próxima visita do “Inovação Fora de Portas – Engenharia à Mostra” acontece a 17 de junho e o destaque estará nas “Pontes da cidade do Porto”. Desde o início de 2021, a iniciativa já abordou várias obras e edifícios, tais como: “Teleférico de Gaia”, “Restauro e Modernização do Mercado do Bolhão”, “Plano Diretor Municipal” e, mais recentemente, o “Parque Central da Asprela”.


O “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto, no âmbito da iniciativa Porto Innovation Hub, com o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com a Reitoria da U.Porto e a Gaiurb, e com o apoio da Ordem dos Engenheiros - Região Norte e da Ordem dos Arquitetos.


O evento desta sexta-feira começa às 18,30 horas e é de participação gratuita, sendo apenas necessária a inscrição prévia.

Ver também
Notícias