01/10/2021

Quando as crianças e jovens da Escola Básica 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Falcão, no Cerco, voltarem às aulas e atividades no anterior espaço vão encontrar uma escola nova. As obras de requalificação do equipamento escolar e de ampliação dos edifícios existentes arrancaram esta semana e representam um investimento municipal superior a 1,2 milhões de euros.


O projeto foi apresentado aos encarregados de educação no início de julho e prevê uma intervenção profunda. Na altura, o presidente da Câmara do Porto anunciava “um conjunto de fatores diferenciadores que vão fazer da escola um sítio de aprendizagem de boas práticas ambientais e um exemplo daquilo que pretendemos no futuro para todos”.


Aquilo a que Rui Moreira se referia era, além da requalificação do equipamento escolar e da ampliação dos edifícios existentes, a construção de um corredor de ligação entre eles. Mas também a reorganização interna dos espaços de forma a melhorar a sua funcionalidade.


Para a renovada Escola do Falcão está programada uma área destinada à Unidade de Multideficiência, além de uma nova biblioteca e zonas de arrumação, armários e cacifos. Na parte exterior, a intervenção será feita ao nível da melhoria de entradas e acessos com uma zona coberta, e todo o espaço de recreio terá pisos mais adequados, áreas de lazer, zonas de jogos e equipamentos infantis.


A grande inovação está na implantação de coberturas verdes, na ligação da recolha de águas pluviais a uma charca situada na horta comunitária ao lado da escola, e na colocação de uma estrutura para suporte de uma parede verde que terá efeitos de sombreamento das salas. Para o arquiteto do projeto, Nuno Torres, estas soluções, “além de pedagógicas, trarão mais-valias económicas e ambientais”.


À saída da escola, vai ser criada uma espécie de jardim de entrada, “um passeio muito largo que assume quase um caráter de praça, com uma função social importante”, adiantava José Miguel Lameiras, o arquiteto paisagista responsável pelo projeto que irá nascer na envolvência da escola, o futuro Parque da Alameda de Cartes, na apresentação que fez em julho.


Até à conclusão da intervenção na Escola do Falcão, que tem a duração prevista de 12 meses, as aulas do ensino básico decorrem na Escola Secundária do Cerco, enquanto as crianças do jardim-de-infância ficam na Escola Básica do mesmo agrupamento.

Ver também
Notícias