26/07/2022

A cidade passará a dispor, no início do próximo ano, de um novo equipamento desportivo. A conclusão dos trabalhos de construção do Campo do Outeiro está prevista para o primeiro trimestre, revelou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.


A novidade foi dada durante a reunião de Executivo desta segunda-feira, à margem da discussão sobre o contrato-programa de desenvolvimento desportivo a celebrar entre o Município do Porto e o Sporting Clube da Cruz, que foi aprovado por unanimidade.


Rui Moreira avançou que a conclusão do Campo do Outeiro está prevista para o primeiro trimestre, congratulando-se com o andamento dos trabalhos. A obra, a cargo da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, teve início em maio de 2021.


No local do velhinho campo do Sporting Clube da Cruz vai surgir um moderno complexo, dotado das melhores condições para a prática desportiva, correspondendo a um investimento municipal na ordem dos três milhões de euros.


Será construído um edifício de apoio que acolherá os principais serviços, nomeadamente a bilheteira, balneários, secretaria, cafetaria, áreas técnicas e demais áreas para a gestão e administração do espaço. O campo de jogos contará com um piso de relva sintética e sistema de iluminação, assim como uma bancada coberta com 510 lugares.


O contrato-programa de desenvolvimento desportivo a celebrar entre o Município do Porto e o Sporting Clube da Cruz está precisamente relacionado com os trabalhos de requalificação do Complexo Desportivo do Outeiro: “Dadas as contingências das obras de requalificação do Complexo Desportivo, o Sporting Clube da Cruz terá de pagar pela utilização de outros equipamentos desportivos da cidade, para os treinos e jogos das suas equipas. Reconhecendo a importância e a mais-valia da atividades desenvolvidas pelo SCC, o Município pretende apoiar o clube na concretização do seu Projeto desportivo, particularmente, nesta fase em que se encontra desfalcado de infraestruturas próprias”, podia ler-se na proposta da vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.


O Sporting Clube da Cruz é uma Instituição de Utilidade Pública, fundada no dia 19 de maio de 1919. “Participa em diversos campeonatos distritais amadores organizados pela Associação de Futebol do Porto, com seis equipas em competição, desde benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores, e ainda uma equipa de formação, ‘Os Traquinas’, tendo proporcionado, nos últimos anos, a possibilidade de muitas centenas de crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 20 anos, praticarem o desporto”, acrescentava o documento.


A proposta concede uma comparticipação financeira no valor máximo de 22.500 euros ao Sporting Clube da Cruz para a prossecução do Programa de Desenvolvimento Desportivo do clube, designadamente no apoio no Projeto de Formação de Jovens.

Ver também
Notícias