18/07/2022

A “Requalificação da Rua do Monte da Luz e outras” é a nona obra com a assinatura do programa municipal “Rua Direita” e arranca segunda-feira, dia 18 de julho. Localizado na Foz, este arruamento desemboca na Avenida do Brasil, junto da Praia da Luz.

 

A Câmara do Porto investe 911 mil euros para requalificar esta zona, procurando otimizar as condições da sua utilização e tendo em conta os diversos modos de mobilidade e as necessidades dos portuenses, num contexto de arruamentos maioritariamente estreitos.

 

A intervenção foi pensada à medida do perfil de cada zona, procurando potenciar a sua utilidade, não esquecendo a promoção de condições para uma maior fruição dos espaços. Na Rua de Gondarém, por exemplo, será valorizado o fontanário, colocando floreiras e árvores, bem como bancos de betão. No final da Rua de Gondarém, deixará de existir o miradouro e as escadas que ligam esta rua à da Agra serão alteradas para resolver a atual diferença de cota.

 

Toda o programa da intervenção tem em consideração o facto de esta ser uma zona classificada como área de interesse urbanístico e arquitetónico e tem conclusão prevista para janeiro de 2024. Existirão alguns constrangimentos à circulação e ao estacionamento, nomeadamente na Travessa do Monte da Luz. Asseguradas estão, como habitualmente, a acessibilidade pedonal, as operações de cargas e descargas e os acessos às garagens, bem como todas as situações de emergência.

 

O “Rua Direita” visa a reabilitação profunda da rede fina de arruamentos e espaços públicos da cidade que há muito se encontram esquecidas e tem um investimento de 21 milhões de euros para um trabalho de "filigrana", com vista à reconversão de perto de uma centena de arruamentos, em cerca de 15 quilómetros de intervenção. Já duas obras foram concluídas neste contexto e sete encontram-se em curso.

 

Toda a informação atualizada encontra-se disponível na página da obra, no site da GO Porto. Existe também uma linha de obra, disponível através do contacto 228 339 303.

Galeria
Item 1 de 1
Ver também
Notícias