06/10/2020

"Abanca-te no Bolhão" é o sugestivo nome da campanha que tem hoje o seu início oficial, a partir das 14 horas, com a abertura do processo de candidaturas para a ocupação dos 60 espaços comerciais vagos no Mercado do Bolhão restaurado. São para 42 novas bancas, 6 restaurantes e 12 lojas.


O processo de candidaturas decorre na plataforma digital de concursos/compras públicos(as) AcinGov (www.acingov.pt), que ao início da tarde de hoje disponibiliza todas as peças concursais. Qualquer dúvida relativamente à utilização desta ferramenta online, meio exclusivo para a submissão das candidaturas, os interessados podem contactar uma linha de apoio da AcinGov, através do número 707 451 451, com uma opção dedicada aos concursos do Bolhão.


Adicionalmente, o Município do Porto, através da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto - GO Porto, gestora do processo, vai realizar sessões de esclarecimento, que terão lugar nos Paços do Concelho nos próximos dias 12 e 16 de outubro, às 17 horas e às 9 horas, respetivamente. A participação nas sessões será exclusivamente por inscrição e limitada a 25 pessoas por sessão. Os interessados em participar no evento, devem submeter a sua inscrição através do website criado propositadamente para esta campanha: abanca-tebolhao.goporto.pt.


Sobre os concursos


Além dos comerciantes e inquilinos históricos, que vão regressar ao Mercado do Bolhão dando continuidade à sua atividade, estes concursos visam a atribuição de espaços disponíveis, garantindo a ocupação de todo o mercado, dentro do comércio de produtos alimentares.


As 42 bancas a concurso, que ficarão localizadas no terrado, com mais outras 60 bancas, terão licenças de utilização válidas por 20 anos, renováveis por períodos iguais, de acordo com os prazos definidos no Regulamento do Mercado do Bolhão.


Há também lugar para seis novos restaurantes, localizados na galeria superior, cujos contratos de utilização estarão em vigor por período de 12 anos, e a partir daí serão renováveis por períodos de oito anos. A estes seis restaurantes, somam-se quatro restaurantes que transitam do velhinho Bolhão, dando assim lugar a um total de dez espaços de restauração no mercado restaurado e modernizado.


Estarão ainda disponíveis para candidatura 12 novas lojas voltadas para a rua (todas do ramo alimentar), que vão abranger as quatro artérias envolventes ao quarteirão (Rua de Sá da Bandeira, Rua de Fernandes Tomás, Rua de Alexandre Braga e Rua Formosa). Os contratos de arrendamento serão firmados por seis anos, renováveis por períodos de quatro. A estas lojas, acrescentam-se as 26 lojas históricas existentes, o que totalizará 38 lojas na reabertura do Bolhão.


+ info: Tudo sobre os concursos públicos do Bolhão aqui e no site da campanha do "Abanca-te Bolhão"

Ver também
Notícias